26/03/2015

O Mapa Mágico de Laísa Couto

Supresinha pra vocês! Hoje o post vai ter um diferencial e tanto. Convidei uma das minhas autoras favoritas a contar um pouco mais sobre o processo de criação do mapa mágico de seu livro. Pois então, deixo vocês nas mãos de Laísa Couto, com um texto super legal que surgiu diante da minha curiosidade sobre o assunto. Se você ainda não leu Lagoena, vai terminar o post desejando. Corre e compra .
Então, quando vi seu mapa pronto me surgiu um bilhão de dúvidas sobre o processo de fazê-lo, então gostaria de saber tudo, desde o começo, quem veio primeiro, a história? o mapa? Como foi o processo de desenhá-lo, foi enquanto você escrevia ou depois que o livro tava pronto? Quais as dificuldades de criar um mundo completamente novo e passar o que está na sua mente para o papel, para que outros possam ter uma ideia melhor? Tipo isso entende? Como é feito, haha porque eu imagino que não deva ser nem um pouco fácil.
Há um pouco mais de um mês, Ágata Bresil, leitora de Lagoena e sempre apoiadora desse projeto desde os primórdios quando era uma série na internet, me propôs que eu falasse sobre o processo de criação do Mapa Mágico de Lagoena. Aceitei o convite e finalmente cá estou.

Quando comecei a pensar na história, em 2005, a ideia do mapa ainda estava meio distante. Nem me lembro de quando me “toquei” pra isso. Acho que em 2006 o mapa surgiu e amadureceu nos anos seguintes, ainda mais quando tive consciência da função dele para a história. Não era uma simples alegoria para enfeitar o livro, ele está presente do começo ao fim. E é o causador dos grandes conflitos.


A lembrança de histórias e filmes sobre tesouros escondidos por piratas e mapas que revelavam seu esconderijo foi o ponta pé inicial para criar o que hoje é o Mapa Mágico. Pensei em como uma simples folha de papel poderia conter tantos segredos que um dia poderiam ou não ser revelados. Outra referência que gosto de citar é o filme Jumanji (1995) com Robin Willians, sempre assistia quando passava na Sessão da Tarde. Jumanji é um jogo de tabuleiro, e seus jogadores, assim que avançam as etapas, passam por experiências desafiadoras e reais, eles vivem o jogo. Então, imaginei que o mapa de Lagoena poderia fazer essa “brincadeira”, interagindo com a realidade das personagens com enigmas e provas a cumprir, como um jogo. Falando em enigmas, estes foram criados com base no livro Alice no País das Maravilhas, sempre achei a história misteriosa e cheia de charadas, Lewis Carroll sabe brincar muito bem com isso. (Não pense que irá encontrar o Coelho eternamente atrasado ou o Chapeleiro Maluco em Lagoena).


Eu poderia ter desenhado o mapa em paralelo com a criação da história, mas nunca o fiz. Cheguei ao máximo rascunhar algumas tentativas nunca terminadas para eu não me perder durante o trajeto das personagens. Nunca tive a intenção de fazer um mapa para publicar junto com o livro. Mais tarde, acho que em 2011, desenhei um mapa para meu acervo pessoal, é quase a versão que temos no livro publicado pela Draco. Em 2013 ou início de 2014, Erick Santos, o editor, tinha gostado tanto do desenho que pediu para anexar ao livro, eu resolvi fazer outra versão mais cuidadosa. Encontrei um mapa da terra de Oz feita para o filme O Poderoso Oz (ainda não descobrir o autor da ilustração) e fiquei encantada com os elementos em 3D. Fiz a segunda versão do Mapa Mágico de Lagoena no mesmo estilo, mas é claro que os mapas de Tolkien e d’As Crônicas de Nárnia também me inspiraram. Em janeiro tive a oportunidade de mostrar aos leitores o Mapa Mágico vetorizado, o trabalho de arte final foi de Nikos Lima.


Na época que a Ágata me pediu esse post eu tinha acabado de fazer uma oficina de stop motion no Maranhão na Tela, ministrada por Alexandre Juruena, ele já fez vários trabalhos com essa técnica, inclusive um vídeo clipe do Rappa da música Súplica Cearence, hoje ele trabalha na área de educação, dando aulas. Durante uma semana de intenso aprendizado, uma ideia foi amadurecendo na minha mente: “E se eu fizesse o booktrailer de Lagoena usando a técnica do stop motion?”. Bem, não era uma tarefa impossível, mas eu tinha consciência que seria trabalhosa. E ainda tinha o “porém” de eu não saber usar nenhum programa de edição avançando. Me virei com o Movie Maker.

Aproveitei o feriado de carnaval para fazer a parte mais complexa: o mapa. Imagina ter de fotografar traço por traço para obter o efeito que eu desejava (vocês vão ver no vídeo)? Para deixar a coisa ainda mais cansativa eu só tinha um tripé de mesa para a câmera, eu estava morta em três dias. Para desenhar o mapa eu tingi algumas folhas de papel “sulfite” tamanho A2 com café para dar um pouco do efeito envelhecido. Terminado essa etapa, comecei a pensar na introdução do vídeo, percebi que eu poderia retratar uma cena do livro usando a técnica pixelation, que é a animação com pessoas, usando a mesma premissa da fotografia, nessa parte contei com a ajuda da minha irmã como cobaia, ela fez as mãos com a luva de Rheita abrindo a caixa. O final do vídeo foi muito simples e rápido. Somando todas as imagens, fiz um pouco mais de 1.200 para um vídeo de 1 minuto e 25 segundos. Ah, e eu só comecei a fazer as fotos depois de ter uma trilha sonora compatível com o tema.

Como a Ágata havia me proposto esse post, nada seria melhor do que unir o útil ao agradável e mostrar para vocês em primeira mão o booktrailer de Lagoena – O Portal dos Desejos. Ela curtiu muito a ideia e espero que vocês também!

Obrigada pela oportunidade, Ágata!



A Laísa tem razão, eu realmente amei o booktrailer e fico cansada só de pensar no trabalhão que deve ter dado. Eu espero, de coração, que vocês tenham gostado do post e espero, mais ainda, que isso tenha despertado em vocês a curiosidade para ler o livro. Eu REALMENTE amo Lagoena, não é da boca pra fora, do contrário, eu não me dedicaria tanto a propagar sobre essa história maravilhosa. Muito obrigada Laísa, por nos doar informações e curiosidades sobre o processo de criação. Volte sempre ♥

13 comentários:

  1. Nossa, que demais! Não conhecia Lagoena e fiquei curiosíssima para saber mais.
    O book trailer está lindo mesmo... realmente, deve ter dado um trabalhão rsrsrs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Hello (novamente), Ágata!

    É nessa hora que noto há quanto tempo acompanho seu blog. Lembro que a primeira vez que ouvir falar desse livro foi aqui. Ele me interessou na época, e ainda me interessa hoje, mas o preço está um pouco além das minhas condições.

    De qualquer forma, adorei saber um pouco mais sobre a construção dessa parte do livro. Me fez até ter vontade de ter o livro em mãos para conferir essa obra de arte. Ah! Adorei o booktrailer :)

    Abraços <3

    ResponderExcluir
  3. Lógico que gostei da publicação! Que demais ver esse processo de "pertinho" e detalhadamente
    Parabéns a autora <3

    ResponderExcluir
  4. Gente, que legal!
    Não conhecia o livro, mas fiquei super interessada agora.
    Quero ler.
    :D
    Adoro livros que tenham mapas, acho de um cuidado do autor.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que interessante, o desenho ficou muiiiito bacana!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Ai que amooooor! Eu sempre fico admirando desenhos assim, porque não tenho a mínima capacidade física e mental de desenhar dessa maneira.
    Achei incrível ela te responder de maneira tão completa e cuidadosa. Parabéns, Ágata.
    Beijos
    www.rockandrose.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aiiiin, eu tive que sair correndo pra ler a tua resenha do livro, porque fiquei bem curioso após o booktrailer, que, ó, realmente deu um trabalhão à Laísa. Acho que super valeu o esforço dela, porque ficou lindo. (Tava aqui imaginando o quantos os braços devem ter sofrido com isso...)

    Eu gostei do livro justamente porque a escritora se envolve de verdade com o livro, sabe?! Com o mapa e tals. É bom isso porque no fim sai muito parecido com o gosto dela, sem aquele lance de se chatear com o resultado final, porque a gente sabe que tem muitos designers e diagramadores que são uma merda.

    Adicionei o livro na minha wishlist. Assim que der, irei comprá-lo. :)

    ResponderExcluir
  8. Gente, esse mapa ficou PERFEITO! Está incrível demais, adorei!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Antes mesmo de terminar de ler eu ia colocar que tinha visto alguma inspiração no "Anel para Todos Governar". Eu queria perguntar uma coisa. Jura que foi você quem desenhou o mapa? Serio mesmo? Então você escreve e desenha. Que demais, agora eu vou atras da resenha.
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ágata!
    Eu achei muito bacana a ideia da autora. O mapa é lindo e sempre causa uma interação com o leitor, o que é demais!
    E a forma como a autora produziu deixou tudo bem interessante. Muito bacana mesmo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Você acertou! Fiquei mega curiosa para ler!
    Achei linda e incrível a dedicação da autora ao livro. O mapa, com tanto carinho, a vontade de fazer tudo bonitinho! Quando reparo que isso existe, já é um estímulo para ler o livro!
    Estão de parabéns as duas!
    Beijos!
    www.no-coracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Lembro da maioria dos seus posts sobre lagoena, mas até hoje não tomei vergonha na cara de ir atrás para ler, mas com certeza fiquei mais curiosa ainda depois desse post sobre o mapa e de ver o booktrailer.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Se sua intenção era me deixar com vontade de ler o livro, conseguiu. rs
    Adoro mapas de histórias! Achei esse muito bonito. Vou me informar mais sobre Lagoena, parece ser muito bom. :D

    A Canção do Silêncio

    ResponderExcluir