11/11/2012

#5 Inferno no Colégio Interno

Inferno no Colégio Interno, Lemony Snicket
Páginas: 200 | Editora: Companhia das Letras
Compre: SaraivaSubmarino | Livraria Cultura
Estou surpresa por ser, mais uma vez, surpreendida pelo autor Lemony Snicket. Ao começar o 5° livro das Desventuras em Série, eu esperava vários padrões que vieram se repetindo nos livros anteriores. Para quem leu a última resenha que postei sobre as aventuras dos irmãos Baudelaire na Serraria Baixo-Astral, sabe que fui surpreendida por o desenrolar da estória não ter sido o mesmo dos 3 livros anteriores e pelo Conde Olaf ter demorado um cadinho mais para aparecer com seu plano maligno contra essas crianças tão desafortunadas. No 5° livro, Inferno no Colégio Interno, um padrão que me incomodava mudou. As crianças que sempre acusavam de cara quando desconfiavam que alguém era o Conde Olaf disfarçado, dessa vez não fizeram isso e foram mais inteligentes, foi assim que eu não vim aqui dar uma criticadazinha no autor.

Neste livro, os Baudelaire são mandados para um colégio interno por não terem mais algum tutor aparente que possa cuidar deles. Lá eles conhecem a malvada Carmelita Spats e os adoráveis trigêmeos (que são gêmeos) Quagmire. Além do mais tem de lidar com um vice-diretor que acha que sabe tocar violino e que cria várias regras mirabolantes para manter a Escola Preparatória Prufrock em “ordem”, como por exemplo, fazer as crianças comerem com os braços amarrados para trás, ou sem talheres, quando chegam atrasados ou aparecerem no prédio administrativo sem hora marcada. Mas é claro que estamos acostumados com o sofrimento de Violet, Klaus e Sunny e estamos acostumados a ver o Conde Olaf aparecer disfarçado enganando a todos, menos aos Baudelaire. Desta vez, o vilão alto, com uma mono-celha e tatuagem de olho no tornozelo aparece como o novo professor de ginástica, com um turbante cobrindo a única sobrancelha e um tênis de corrida escondendo a tatuagem.

É importante ressaltar aos futuros leitores das Desventuras em Série que se você não for uma criança, provavelmente achara muitas coisas bobas na narrativa, mas você tem de entender que este livro é direcionado para o público infanto-juvenil e por isso é muito bem elaborado nesse sentido. Eu mesma, às vezes, me irrito com uma repetição de frase desnecessária ou uma explicação irritante, mas eu penso que se eu tivesse a idade para a qual o livro foi direcionado, eu provavelmente estaria adorando e imaginem, se eu já adoro com 19 anos nas costas, imagina se fosse mais nova. É isso que é tão interessante sobre essa série, de certa forma, ela serve para todas as idades. Tenho certeza que você se surpreenderia quando se visse amando as comparações que Lemony Snicket faz ao tentar explicar algo simples de forma muito mais engraçada e boa de pensar. Eu, pelo menos, adoro!

Narrativa rápida. Obviamente, de fácil entendimento. Boas risadas, mesmo de humor negro leve. Uma leitura extremamente prazerosa. O Inferno no Colégio Interno ainda tem uma partícula de sensação de ler Harry Potter, com aquelas cenas no refeitório em que as crianças comiam e pensavam sobre o grande vilão/problema. E ainda neste livro, um mistério é aberto para que possamos ficar ainda mais desesperados para ler a continuação, suspeito saber que mistério é esse, mas vale a pena querer descobrir logo. Haha! Então, não perca tempo e se divirta com Klaus, Sunny e Violet.

OBS: Fiquem ligados nas promoções do Submarino, porque de vez em quando eles colocam o preço do Box das Desventuras em Série lá embaixo.

24 comentários:

  1. Estou explodindo de vontade de ler a série. Vi o preço é bem salgadinho hein, kkk. Vou tentar baixar na internet caso não ache algum lugar que venda mais barato. Beijooos flor

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, e que bom que o autor dessa série vai mudando a forma de abordagem conforme vai escrevendo os livros, não há nada como ser surpreendida não é?

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ágata

    Eu comprei o meu box em uma dessas promoções do Submarino, estou curtindo bastante, concordo com você sobre algumas coisas parecerem óbvias mas vendo pela perspectiva do público alvo é excelente :). Sabe que também estava achando que iam ser sempre parecidos o desenrolar, legal que esta mudando.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Voce sempre posta livros que parecem ser otimos de ler, Agata

    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que saudadinha que deu de Harry agora que você falou... Adorei a resenha! E serião, minha vontade de ler só aumenta!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cada vez com mais vontade de ler a série ;) Terminei ontem de ler o "Quem Poderia ser a Uma Hora Dessas" e adorei, Lemony Snicket tem um jeito muito especial de compor personagens, cenárioos e enredo que conseguiram me cativar.

    Melhor ainda é saber que a série vai ganhando qualidade com os volumes, nos prendendo cada vez mais.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ágata!
    Sempre que eu leio as suas resenhas sobre a série eu penso: "Vou ler!". Mas nunca lembro de comprar os livros, rs. Parece ser uma história bem divertida. Acho que isso acontece por ser direcionada a um público mais jovem. Mas enfim, espero poder ler a série muito em breve!

    Beijos,
    Mih.

    ResponderExcluir
  8. Já comentei nesse post, só vim aqui retribuir o comentário deixado no meu blog.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Cada vez que você resenha um livro dessa série me deixa com mais vontade de lê-la!

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já não tenho mais o que dizer, sério mesmo. Sempre que vejo resenhas dessa série aqui, digo que vou ler e tal, e realmente tenho muita vontade, mas sabe quando a sua lista de livro está tão enorme que você nem sabe por onde começar? Eu estou assim! Então, não vou dizer aqui que vou ler agora, mas juro que pretendo =x
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Super interessante.
    Quando vejo resenha sobre essas crianças fico com vontade de ver o filme.
    Ótima resenha.
    Dinheiro me falta pra pelo menos comprar o primeiro volume rs.
    Resenha - Um Olhar de Amor
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei esse livro a muito tempo, mas confesso que nunca havia lido.Sou do tipo que vai mais pela capa.Acho que vou começar a ler, parece ser muito legal!
    http://www.sweets2dreams.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    A cada resenha sua que leio, fico mais curioso. Eu acredito que gostarei da série, mesmo que esta seja direcionada para o público infantil. Ainda bem que esse te surpreendeu.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro as suas resenhas sobre os livros dessa série! Tenho muita vontade de ler essa série, ela parece ser super interessante e eu já estou de olho nesse box das Desventuras em Série faz tempo haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. 19 anos? Eu também rÁ!
    Eu ja te contei que estou lendo o primeiro livro? Ai menina, não aguentei esperar terminar o que ainda estou lendo. Estou com 3 nas costas e estou adorando, aí dessa forma não fico na ansiedade e nem travada em um livro só!
    Eu tenho adorado o jeito como ele narra, assim que terminar vou passar ara minha irmã de 12 anos, apost que ela vai gostar *-*
    Grande beijo
    Cara sério? Nem sabia que rolava esse postcrossing, to até abrindo conta lá *-*
    Se bobear, vjo se te arranjo um da minha cidade. Pararam de fabricar, mas acho que se apertar umas pessoas aqui consigo :D

    ResponderExcluir
  16. Bem legal a resenha. Eu gosto dessa série de livros, pena que só consegui le rum!:(
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da resenha do livro,e achei uma otima dica pra quem quizer le,ne??????

    bjos

    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii!!
    Fico feliz que esse tenha te surpreendido e tenha tido uma melhora significativa nesse ponto, haha. Vejo que você gosta mesmo da série e torço para que ela te surpreenda e envolva ainda mais no desfecho.
    Beijo linda!

    ResponderExcluir
  19. Li todas as suas resenhas da série, mas acho que essa é a primeira que comento.
    Eu sempre gostei MUITO de Desventuras em Série, apesar de ter lido só o primeiro livro depois de curtir muito o filme.
    É definitivamente uma leitura que eu quero (e vou!) fazer.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  20. Lemony <3 Esse foi um dos meu preferidos: amei o fato deles terem feito amigos DHUADHAS

    ResponderExcluir
  21. Oi flor...tem post novo no blog.


    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu só assisti ao filme, que passa direto na globo. Morro de vontade de ler toda a história e saber tudo o que acontece. Vou ficar de olho na promoção. Gostei muito do sponto que você levantou na resenha.

    http://gabipuppe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já conhecia as Desventuras em Série, por causa do filme com Jim Carrey, mas eu não sabia que ele havia sido baseado em uma série de livros. Como gostei do filme acredito que gostarei dos livros também.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  24. Ei Ágata!

    Cada vez que leio uma resenha sua, fico mais louca para ler esta série! É bom saber que neste quinto livro o autor foge um pouco da "rotina", pelo menos fica ainda mais gostoso de ler né.
    Como eu sou uma eterna criança, acho que não vou me incomodar muito com as frases bobas, acho até gostoso ler livros assim de vez em quando hahahaha
    Todas as vezes em que abro o site da Submarino vou admirar o box dessa série HUSUHASUH Sério, além de bonito, não acho ele tão caro, porque se for comprar livro por livro as vezes sai mais caro ainda. Falta-me só grana pra comprar ele, mas esse é um detalhe básico hahahahaha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir