24/09/2012

Resenha: O Lago das Sanguessugas

O Lago das Sanguessugas, de Lemony Snicket
Páginas: 184
Editora: Companhia das Letras
Alguém pode, por favor, capturar logo o Conde Olaf para que eu não arranque meus cabelos toda vez que o Sr. Poe não acreditar nas crianças que o vilão está bem na frente dele? Porque sim, mais uma vez o Conde Olaf se disfarçou para poder chegar perto dos pobres órfãos Baudelaire e fazê-los sofrer e se meterem em alguns belos maus bocados (isso soou estranho). Mas mesmo assim, continuo me divertindo horrores com esses três irmãos. Cada um deles tem um lugar especial em meu coração literário e toda vez que pego em um dos livros das Desventuras em Série sinto algo totalmente diferente. 

No 3º livro da série, que conta a estória dos Baudelaire, Violet, Sunny e Klaus vão morar com a Tia Josephine perto do Lago Lacrimoso em cima de um morro, em uma casa que parece que irá despencar a qualquer momento. Tia Josephine é uma figura, uma mulher que tem amor pela ortografia e que morre de medo de qualquer coisa, ela não utiliza o fogão com medo que ele exploda, não meche em maçanetas com medo que elas saiam e a machuquem e tem medo do telefone porque ela pode ser eletrocutada, mas apesar disso as crianças ficam felizes por ter um lugar onde morar. É claro que quem conhece os Baudelaire sabe que eles não são nem um pouco sortudos e logo se deparam com o Capitão Sham que aluga barcos à vela no Lago Lacrimoso, um homem alto e com um brilho em seu único olho que é inconfundível, é o Conde Olaf disfarçado. 
“Poucas visões são tão entristecedoras quanto a de um livro estragado, mas Klaus não tinha tempo para ficar triste.” – pág. 97
Eu adoro o Lemony Snicket, ele é muito corajoso em fazer personagens tão adoráveis sofrer tanto na mão de um vilão tão desprezível e ainda por cima adicionar mortes e desastres a um livro de crianças e conseguir abordar o assunto com uma facilidade sem precedentes, um jeito divertido, mas ao mesmo tempo real. O começo, meio e fim deste livro foi praticamente igual ao do livro anterior e eu me pergunto se no haverá uma condução diferente da estória, mas de qualquer jeito está sendo adorável fazer essa leitura e compartilhar isso com vocês. Afinal, aventuras infanto-juvenis são sempre muito mágicas. E preste atenção nisso, pois eu poderia ter muitas críticas a este livro, mas vendo do ponto de vista do público a que ele foi direcionado, está perfeito.

Resenha dos outros volumes:
#1 - Mau Começo
#2 - A Sala dos Reptéis

27 comentários:

  1. Hahaha! Também senti muita raiva e olha que li quase nada da série, imagina pegar do começo. Tá me dando uma vontade de ler também, rs, livros infantojuvenis é o que há!, diversão na certa, e aqui na biblioteca municipal tem alguns volumes, dizem, vou dar uma olhada em quais, se tiver do primeiro começo a ler como se deve ;)

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  2. HEHE VC CADA RESENHA QUE LEIO DESTA SÉRIE EU FICO COM MAIS VONTADE DE CONHECER ^^

    BEIJO
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!

      Sumo não, eu adoooro o seu blog! *-*
      Então, eu sou muito curiosa com essa série, todo mundo fala tão bem dela! Espero poder ler logo! Adooooro literatura infanto-juvenil, minha cara... rsrs

      Beijos,

      Marcelle
      bestherapy.blogspot.com

      Excluir
  3. Eu adoro liros infantis! NUNCA li essa série *-* mas fiquei com vontade.
    http://mentesolvente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Wontt*****... Tenho que admitir, Desventuras em Séries, juntamente com Harry Potter formam uma lista única de duas séries que preciso de ler mas até o momento não tive oportunidade de ler-la.. Amei a resenha, e ela me deu mais vontade de ler ainda... Oque eu faço? KKKKKKKKKK

    Tem post novo no Acesso Permitido - Entre pelo perfil ~.

    ResponderExcluir
  5. Ei Ágata!

    Menina, eu acho que vou comprar esses livros, ou ver se acho eles em alguma biblioteca! Sério, você está me dando muita vontade de lê-los hahahaha
    O filme resume os três primeiros livros né? A Tia Josephine é muito engraçada, coitada, tenho dó dela :/

    Ai, você acredita que esses dias eu estava lembrando de A Culpa é das Estrelas e caí no choro? hahahaha Mas foi porque está acontecendo algo muito parecido na minha vida agora, mas vai ter um final diferente, tenho certeza.
    Sobre Para Sempre, é exatamente o que você disse. As pessoas tem que ler o livro como de fato ele é: um relato de um homem comum que está nos contando a história de fé dele e de sua esposa. É a mesma coisa que ler uma biografia e querer que ela seja um lindo conto de fadas! hahahaha Aiai.

    Adorei a resenha! ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  6. Oi Ágata,
    Eu não vejo a hora de ler Desventuras em Série e não sei por que não li até hoje. Eu lembro que assisti o filme há uns tempos atrás e adorei a passagem Baudelaire pela Tia Josephine e o Lago Lacrimoso.
    Tenho na fila de espera, Por Isso a Gente Acabou :)
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde :)
    Eu não conhecia esta série de livros mas a julgar pelos seus comentários e ao publico indicado para ser bem legal e diferente >.<

    Beijos e tenha uma excelente semana
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  8. Eu adoorei o primeiro livro da série, mas acredite se quiser nunca li nenhum dos outros, rs, achei maravilhoso, fiquei literalmente encantada com os personagens, rs. E a atriz que faz a mais nova [sim, eu não lembro] é a coisa mais linda e fofa de todos os tempors, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Um dos filmes que me encantaram desde o começo.
    O Jim Carrey está espetacular como sempre, e a estória é super intrigante e divertida. Muita aventura.
    Nunca tinha lido os livros, pois não sabia que existiam.
    Resenha - Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Estou ansiosa para a continuação e o fim dessa história e acho que você também está bem ansiosa é tão ruim ler algo e ver a pessoa ser injustiçada.


    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu já devo ter comentado antes em algum lugar acho que foi aqui mesmo que queria mt ler os livros dessa série mas nunca encontrei para comprar aqui no buraco onde moro.

    ResponderExcluir
  12. Quando que o livro foi lançado?

    http://naomeentendamal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. sempre que vejo resenhas dessa série fico encantada e com muita vontade de ler... está no mesmo patamar de Harry Potter pra mim, quero muito ler um dia, mas quero quando conseguir comprar a coleção toda de uma vez sabe?

    adorei sua resenha... e a Tia Josephine deve ser muito engraçada...hehe

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Essa série parece ser tão boa. Acredito que gostarei. E suas resenhas sempre me deixam curioso.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Não sei se já comentei nas outras resenhas, mais não curti taaanto assim o filme sabe? Na verdade eu nem sabia que tinha livros, ainda mais uma serie deles por ai. Mas realmente, o que tu conta nas resenhas sobre os livros da uma puta vontade de ler *o* Dai vou lendo a sua resenha e imaginando os atores que fazem os personagens no filme, imagino o vilão (que no filme é o Jim Carry) dai me da mais vontade ainda de ler *o* hahah

    E manola, obrigada pelo carinho la no meu blog viu? <33

    http://rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  16. Aaaah quero ler essa série, você me deixa muito curiosa, haha! :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Ágata!
    Ah, eu não conhecia essa série. Mas já gostei e muito do livro. Eu confesso que adoro esse tipo de história. Pode parecer um tanto boba para alguns, mas eu acho incrível. :)

    Beijos,
    Mih.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ágata! Também não conhecia esses livros.Ótimas postagens.

    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ágata querida! Firme e forte nas desventuras ein? Eu bem que gostaria de lê-los, mas são tantos, e caros :(
    Fia, você me passa seu endereço pro meu email (carolinasantana2@hotmail.com) ou lá no blog da Nina (nina-renegade) por que os livros de Fazendo Meu Filme estão com ela, e ela está terminando de lê-los e quando a greve dos correios acabar, ela vai enviá-los a você como eu havia mencionado.
    Isso é se você quiser.

    Beijos beijos ;*
    Carol,
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Suas resenhas estão me deixando com vontade de ler essa série! hahah
    Mesmo que não faz lá meu tipo de leitura.. mas não custa tentar, né? xD
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    http://loollabies.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. não é o estilo que eu curto, mais a história parece ser bem interessante!



    http://www.fugindodarotina.com

    ResponderExcluir
  22. Eu não tinha visto essa série, mas fiquei curiosa! Sempre que venho por aqui, a minha lista de próximas leituras sempre aumenta :P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oie Ágatha =)

    Ah! Essa coleção é meu sonho *-*, mas assim como a grande maioria dos livros da CIA de Letras ela é uma faca...

    Adorei a sua resenha!!!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  24. OI Àgata, esse Sr. Poe é mesmo um idiota, ele me cansa com essa burrice de não enxergar o que está na cara dele.

    Depois dá uma passada no blog, estamos com uma promoção bem legal.

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Vai soar estranho o que vou dizer, mas minha mãe é quase a encarnação da Tia Josephine, eee...acho que estou pegando um pouco dessa síndrome dela hahaha.
    Esse trecho é realmente maravilhoso, e pelo menos no filme, depois da parte da "cuspideira" que minha mãe AMOU e vire e mexe ela toca no assunto mesmo depois deséculos ter assistido o filme, a Tia Josephine é das nossas preferidas!
    Prometo que quando eu tiver a oportunidade lerei a série toda!
    Grande Beijo

    Deixe-me ser Elizabeth

    ResponderExcluir